Sobre

O NEXT começou como um Programa de Investigação-Aprendizagem sobre a Transição de Hierarquia para Rede.

A Turma 1 iria de 5 de agosto a 23 de novembro de 2013, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 (e alguns dias até 22h30), e um sábado, na parte da tarde e a noite (a estrutura do NEXT está – e sempre estará – sendo revista e repensada).

O programa era presencial, em São Paulo.

 

E COMO FUNCIONA AGORA O NEXT

O PROGRAMA NEXT DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM

O NEXT começou em 5 de agosto de 2013 e passou, de lá para cá, por várias transformações. O próprio programa se desprogramou e se reprogramou (o que até indica uma sintonia involuntária com o seu objetivo: desprogramar-reprogramar o programa da Matrix que em nós foi carregado – e isso é baseado em comentários de Augusto de Franco).

A partir da sessão de 7 de outubro de 2013, a mencionada reprogramação começou a ser instalada. O NEXT agora é um programa de duração indeterminada (não tem mais prazo para acabar). E não é mais fechado a uma turma selecionada.

Haviam grupos temáticos formados [Empreender em Rede, Aprendizagem, Nova Política, Convivência Glocal (antigo ‘Comunidade’) e Espiritualidade] que agora funcionam como grandes temas que orientam pesquisas, conversas e atuações.

Os grupos compartilhavam agendas de investigação-aprendizagem. E então eles começaram, na sessão de 14 de outubro de 2013, a compartilhar com todo mundo o que fizeram até então. E que agora são pesquisas mais descentralizadas ( e em rede) do que eram.

COMO FUNCIONARIA O NEXT

[este é um texto antigo]

NEXT é um programa de investigação-aprendizagem sobre a transição de hierarquia para rede.

É uma profunda imersão de 4 meses que começa agora no próximo dia 5 de agosto às 19h30 e só vai terminar às 22h00 de 23 de novembro de 2013.

Não é um curso. Não é baseado em palestras. É presencial, em São Paulo. Em torno de cinco grupos de temas (abordados no programa) as pessoas se aglomerarão e farão suas próprias agendas específicas de investigação-aprendizagem, incluindo visitas (explorações ou expedições) a redes, grupos informais, movimentos e entidades onde as conversações serão filmadas (e isso fará parte do filme final do programa, feito pelos próprios participantes).

A ideia é cobrir parte significativa das iniciativas inovadoras (do ponto de vista da emersão da sociedade-em-rede) ou que estão tendo ponderável impacto nos caminhos dos que buscam novas formas de convivência neste dealbar do terceiro milênio. Serão grupos de interagentes e não de pesquisadores (no sentido tradicional do termo): questionarão e serão questionados pelos que os receberem sobre os vários aspectos da transição em curso.

OS GRUPOS  (até agora): 

[este é um texto antigo, o que era grupo agora funciona como temas de pesquisa/atuação/eventos]

1 – CONVIVÊNCIAS GLOCAIS (antigo ‘COMUNIDADES’) | Conviventes que se comprazem na fruição da convivência em rede em comunidades glocais. +  ESPIRITUALIDADE | Compartilhadores de formas pós-religiosas de espiritualidade com outras pessoas que se dispõem a celebrar suas amorosidades e a polinizar mutuamente os modos pelos quais vivem sua mística.

2 – EDUCAÇÃO E PESQUISA OU APRENDIZAGEM E INVESTIGAÇÃO | Catalisadores de processos de aprendizagem em comunidades livres de buscadores e polinizadores e investigadores que compartilham processos de investigação OpenScience.

3 – POLÍTICA OU NOVA POLÍTICA | Interagentes políticos – desistentes de construir inimigos – que exercitam a democracia cooperativa na base da sociedade e no cotidiano das relações entre as pessoas, em redes de interação social e política pública.

4 – EMPREENDIMENTOS EM REDE | Coempreendedores, cocriadores de ideias e correalizadores de projetos em empreendimentos compartilhados.

Anúncios

Uma opinião sobre “Sobre

  1. Pingback: Formiga(s) e formigueiro | Convivência (as) glocal (ais)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s